Tudo que vocês precisam saber sobre anel de noivado e aliança

Muitas vezes é o noivo que procura saber sobre esse assunto e na maioria dos casos, principalmente quando querem fazer o pedido de surpresa (AMO! Manda o seu pra gente!), eles ficam super perdidos na hora de escolher. Já recebi algumas dúvidas de noivos que queriam saber um pouco mais e entender como funciona essa questão e como sei que esse é um assunto que gera bastante dúvida pra todo mundo, separei as principais perguntas e convidei a super Ana Tomich para me ajudar a explicar por aqui tudo que vocês precisam saber sobre anel de noivado e aliança.

A minha primeira dica, para eles, é ficarem tranquilos! O pedido de casamento é um momento gostoso e muitas vezes super esperado, então a chance das meninas não gostarem de alguma coisa é bem pequena. Além disso, o fato de vocês pesquisarem e gastarem tempo tentando fazer algo legal já vale muito! A segunda é uma dica pra elas: tentem não pressionar, nem interferir demais nesse assunto. É bom que seja natural, espontâneo e por livre e espontânea vontade! Como, em geral, somos bem ansiosas quando o assunto é casamento, não vou nem falar que não podem dar uma dica ou outra de como é o anel ou o pedido dos sonhos. Não custa dar ideia, mas tentem ser discretas, tá? Rs

♥ Preciso comprar um anel de noivado e uma aliança, ou só um dos dois é suficiente?

Ana Tomich: Apesar da tradição brasileira ser a da troca de alianças e o uso do anel de noivado ser muito mais comum fora do Brasil, tenho orgulho de ser uma das pessoas que está trazendo e popularizando isso por aqui, afinal de contas toda noiva ama usar anel de noivado. É bem comum, inclusive, que aquelas que não tenham, acabem comprando depois ou pedindo de presente de casamento. Fiz uma enquete no meu Instagram sobre isso e a opção mais votada foi a do noivo dar um anel no noivado e os dois escolherem a aliança juntos para o casamento.

Realmente esse é um dilema que os noivos ficam, mas dou essa dica para todos que passam por aqui: o anel de noivado é um presente do homem para a mulher (e elas amam!) e a aliança é uma joia do casal. Costumo sugerir que o pedido seja feito com o anel de noivado e depois os dois juntos escolhem as alianças. Acho, inclusive, arriscado quando o noivo escolhe sozinho a aliança, já que vão usar para o resto da vida.

(A Ana tá certa… eu tenho um anel de noivado e sou tão apaixonada por ele, que quis colocar até no logo do Caso eu case…)

♥ Qual é a mão correta para usar cada um deles?

Ana Tomich: Apesar de já ter visto escrito em vários lugares por aí, no Brasil não existe uma regra muito bem definida sobre isso. Nos Estados Unidos e na Inglaterra o anel de noivado é usado na mão esquerda porque os noivos não tem o costume de usar aliança, já usam o anel nesta mão para sempre.

O que eu costumo indicar, para não gerar confusão, é que tudo que fizer parte do noivado, seja usado na mão direita e quando for casar efetivamente, passa tudo para a mão esquerda, inclusive o anel. Não sei se vocês sabem, mas a mão esquerda é usada para as alianças de casamento, porque existe uma lenda de que no dedo anelar esquerdo tem uma veia que é diretamente ligada ao coração.

♥ Como avalio a qualidade de um anel ou aliança?

Ana Tomich: Essa é uma pergunta complicada, mas se for falar em termos de valor, a aliança e o anel de noivado serão mais caros se possuírem mais peso de ouro e mais diamante. Além disso, quanto maior o diamante, mais cara será essa joia. Por exemplo, entre um anel de noivado com vários diamantes pequenininhos, tipo um aparador, e um anel com apenas uma pedra maior, esse último é mais valioso.

É claro que os anéis de noivado tem um valor sentimental muito maior que qualquer dinheiro agregado, especialmente no meu caso, que faço joias personalizadas. Em alguns casos, faço anéis de noivado que não ficam tão caros, mas tem uma história maravilhosa por trás e um valor imensurável para aquele casal. 

(AMEI isso e concordo totalmente… o valor sentimental é imensurável!)

♥ O anel de noivado precisa ser um solitário? E a pedra precisa ser branca?

Ana Tomich: O anel de noivado tradicionalmente é um solitário de ouro branco com diamante. Não é por acaso que o ouro e o diamante foram os materiais escolhidos para as joias que representam o casamento, eles são os dois materiais mais resistentes e duráveis do mundo e quando essa tradição foi inventada, as propriedades dos materiais foram associadas às qualidades que as pessoas buscam para o casamento: duradouro, eterno e resistente.

(Amei isso também!)

Atualmente, com a evolução dos modelos e da tecnologia, qualquer anel que tenha uma pedra central, mesmo que o aro tenha outros diamantezinhos, é considerado um solitário também. Além disso, tem sido cada vez mais comum a cor da pedra variar de acordo com o gosto, a história e o tipo de surpresa que cada um quer fazer. O tradicional, realmente, é o anel de diamante, mas já tive clientes que quiseram fazer com ametista (que é lilás), com safira azul e com água marinha, por exemplo.

♥ Existe algum truque para descobrir o tamanho do dedo dela? Caso eu não tenha como saber, qual é o tamanho médio, mais seguro para comprar e não errar?

Ana Tomich: A melhor forma é conseguir um anel que a noiva use e levar na hora de comprar o anel de noivado. Existem alguns truques para descobrir o tamanho do dedo, mas é importante lembrar que serão medidas aproximadas, que garantem pelo menos que o anel vai entrar na hora do pedido. A que mais recomendo é medir o diâmetro de algum anel da futura noiva com uma régua, já que com uma tabelinha de conversão, é possível descobrir o número do anel.

É muito difícil definir um “tamanho médio” dedo, porque varia de acordo com a grossura do osso da mão. Isso significa, por exemplo, que uma noiva bem magrinha pode ter o dedo grosso e vice versa, então é muito difícil de acertar na sorte. Os tamanhos que mais faço são entre o 13 ao 16, mas já fiz tamanho 6, assim como já fiz anel tamanho 19.

♥ Se o anel não servir, é possível aumentar ou diminuir o tamanho? 

Ana Tomich: Sim, é possível. Se o modelo do anel tiver o aro inteiro cravejado com diamantes é bem mais díficil de aumentar ou diminuir o tamanho, mas se o anel for do modelo mais tradicional, com o aro de metal, é bem tranquilo ajustar.

♥ O que vem gravado dentro da aliança?

Ana Tomich: Normalmente, nas joalherias tradicionais, grava-se o nome e a data do casamento. No caso dos meus clientes, que me procuraram para fazer uma joia personalizada, sempre sugiro gravar algo mais “deles”, seja um apelido dos dois, um pedacinho de alguma música ou frase que faça parte da vida do casal.

(Vocês já me conhecem o suficiente pra eu nem precisar falar que AMEI essa ideia de gravar algo mais personalizado, sei até o que queria gravar na minha… rs)

♥ A aliança de noivado é a mesma do dia do casamento?

Ana Tomich: Não existe regra, isso depende muito de cada casal, porém o mais comum é que seja a mesma.

Com essa tradição do anel de noivado chegando aqui no Brasil, as noivas costumam fazer uma aliança para o noivo usar durante o noivado (em alguns casos elas usam também, junto com o anel) e ela acaba sendo a mesma do dia do casamento. É comum dar uma polida e até fazer alguns ajustes.

Espero que tenha ajudado bastante, que ajude a tirar todas as dúvidas e inspire vários casais a dar um “upgrade” no relacionamento. E vou querer ver todos os pedidos aqui no blog, hein?

 

Comente ♥