Para tirar todas as dúvidas sobre o noivado

Já vi por aí muita gente sem saber o que fazer em relação ao noivado e, para facilitar a vida de vocês, resolvi escrever esse post para tirar todas as dúvidas e esclarecer tudo nos mínimos detalhes, da escolha entre comemorar ou não, até o que servir e quem convidar. O post é grande, mas acredito que vai ajudar a deixar a organização do noivado mais simples!

♥  O que é?

O noivado é aquele período entre o pedido e a celebração do casamento, no qual o casal começa a organizar o casamento e o futuro que planejam ter juntos. A celebração do noivado já foi muito comum, depois caiu em desuso e nos últimos anos têm voltado a fazer parte dos eventos pré casamento. Apesar de algumas vezes ser confundida com o pedido em si, é uma comemoração da decisão de se casar, dar um passo a frente no relacionamento e formar uma família.

♥ Tem que fazer?

Como tudo que envolve o mundo dos casamentos hoje em dia, é claro que não tem que fazer. É uma escolha do casal e o importante é que tenha um significado especial e que faça sentido para vocês, não precisa fazer “só para constar”.

Eu acho a comemoração do noivado super gostosa! É uma oportunidade legal para juntar as famílias ou os amigos mais próximos e comemorar esse momento especial que vocês estão vivendo. Ele marca o início da maratona de eventos do casamento e ainda traz as pessoas mais próximas do casal para fazer parte disso tudo. Se estiver na dúvida e for possível, sugiro que faça.

(Eu fiz e amei ter feito! Tem um post aqui no blog contando tudo e cheio de fotos!)

♥ Quando fazer? 

Esse prazo varia bastante. Algumas pessoas acham que deve ser 1 ano antes do casamento, outras quando os detalhes da cerimônia já estão definidos mas, na minha opinião, a melhor época é logo após o pedido de casamento. É claro que não precisa ser no dia seguinte, nem na mesma semana, mas como eu vejo o noivado como uma comemoração da decisão de casar e uma forma de anunciar e comemorar isso, acho que fica mais coerente se for logo depois. Caso resolvam esperar um pouco e já tiverem os planos um pouco mais concretos, pode ser uma boa oportunidade para entregar o save the date e até para convidar os padrinhos.

Já vi algumas pessoas perguntando se podem fazer duas festas de noivado, uma em cada cidade e acho super legal. O ideal é que o noivado seja uma oportunidade das duas famílias estarem juntas ou até se conhecerem, mas nem sempre é possível e, desse jeito, todo mundo pode participar.

(Fiquei noiva dia 31/07 e o almoço de noivado foi dia 05/08. Ainda não tínhamos nada organizado, mas foi gostoso ver todo mundo junto ali para comemorar a nossa decisão.)

♥ Onde fazer?

O noivado costuma ser um evento informal (quase como um aniversário) e você pode escolher o lugar que achar melhor. Tradicionalmente, era oferecido pela família da noiva, na casa da noiva, mas se for mais legal fazer em outro lugar, não tem problema nenhum. Pode ser na casa do noivo, em um sítio, um salão de festas, um restaurante, um bar ou até um piquenique. Como eu sempre digo, o melhor lugar é aquele que tenha a cara de vocês.

(No meu caso, escolhi a área de churrasco do meu prédio porque eram 20 pessoas e não caberia na mesa do apartamento.)

♥ Como e quem convidar? 

Normalmente, a festa de noivado é uma comemoração mais íntima, apenas os familiares e amigos mais próximos, mas tudo vai depender, mais uma vez, de como vocês definirem o evento. Já vi alguns noivados que pareciam mais um casamento, uns bem simples em um bar só com os amigos e outros em um jantar arrumadinho só com os pais. Não tem certo e errado nesse caso, mas é importante tomar cuidado para não exagerar e acabar fazendo uma quase festa de casamento antes da hora. Parece óbvio, já que são as pessoas mais próximas dos noivos, mas é importante lembrar que todos os convidados do noivado devem ser convidados para o casamento também!

Os convites só precisam ser impressos se quiserem que a festa tenha um tom mais formal. Caso escolham um evento mais íntimo, podem ser feitos à mão (acho fofo!), pelo telefone e até pelo whatsapp, mas não custa nada caprichar um pouquinho né? A ocasião merece um convite bonito, mesmo que seja digital, e a internet está cheia deles, é só procurar com carinho e colocar a mão na massa! Fiz alguns rapidinho pra vocês verem e, se quiserem tentar, usei o site Canva.

(O meu noivado foi apenas para os familiares mais próximos e o convite foi feito pelo telefone. Minha mãe e irmãs, avós, duas tias e os pais do meu marido. Como grande parte da família dele não mora em BH, pretendíamos fazer um outro noivado lá mas, infelizmente não conseguimos ir a tempo.)

♥ O que servir?

O que vocês quiserem. É verdade! Vocês podem fazer um churrasco, um brunch, um almoço, feijoada, um lanche da tarde, vários petiscos, festival de pizzas ou um jantar. O mais importante é que a festa seja adequada ao que for servido e que todo mundo fique confortável. Por exemplo, se forem servir um almoço ou jantar, é necessário que todos os convidados tenham um lugar na mesa, mas se o menu for composto de vários petiscos ou finger foods, o ambiente pode ser mais descontraído.

As bebidas também devem ser as preferidas de vocês e que combinem com a comida que escolherem mas, se for ter um brinde é legal que tenha um champanhe.

(No meu noivado optei por fazer um almoço e encomendei de um restaurante aqui em BH. O menu foi arroz com lascas de nozes, filet mignon ao molho madeira, ravioli de manjericão recheado com muçarela de búfala ao molho de tomati pelati ou gorgonzola. Para beber, tinha suco de uva integral, água, vinho e champanhe.)

♥ Que roupa usar?

A que você quiser! Tudo depende da cara que vocês deram a festa, né? Se for mais formal, vocês precisam estar mais arrumados e se for algo bem descontraído, não vai ficar bom se estiverem super “engomadinhos”. O importante, na minha opinião, é vocês capricharem. É um momento especial, a festa é de vocês, então estejam lindos! Meninas, escolham uma roupa na qual vocês se sintam lindas, façam uma maquiagem de acordo com o horário, caprichem no cabelo e principalmente nas unhas, afinal de contas todo mundo vai querer ver a aliança nova! Meninos, não custa nada usar uma roupa mais arrumadinha, hein!

Muitas meninas perguntam se precisam usar roupa branca e a resposta é simples: não precisa! Eu acho que fica super charmoso e que dá uma cara de “agora sou noiva” se estiver de branco ou algum tom mais claro, mas não é regra, é só gosto mesmo.

♥ Tem que ter decoração?

Eu sou suspeita pra falar, porque até num almocinho rápido com as amigas eu acho que cabe uma pequena decoração. Acho que arrumar um pouquinho o ambiente dá a impressão que você cuidou daquilo com carinho e que aquele momento é importante, sabe?

Não acho que precise de uma decoraçããão gigante, com mil arranjos e detalhes, se não quiserem, mas não custa nada colocar uma mesa bonita, algumas flores e objetos que tenham a ver com vocês. Pode ser um porta retrato com uma foto antiga ou do pedido, um caderninho de recados, garrafinhas de vidro com flores ou um menu em cima de cada prato. Capricho não tem nada a ver com orçamento e dá pra fazer várias coisas legais sem gastar muito e deixar o noivado ainda mais especial. Não importa se vocês escolheram um churrasco, comida de boteco, um almoço ao ar livre ou um jantar formal, sempre dá para caprichar.

Uma dica para facilitar é escolher um tema, uma cor ou algo que sirva de referência para a decoração, o bolo, a comida que vai ser servida e tudo mais. Pode ser a cor que vocês mais gostam, o lugar em que ficaram noivos, o programa de TV preferido ou o que a imaginação mandar.

(Eu escolhi fazer uma decoração mais romântica, em tons de branco, dourado e rosa. Aluguei as mesas e cadeiras porque não quis usar as de plástico do meu prédio, mas o resto da decoração foi toda feita por mim e pela minha mãe. Compramos as flores, fizemos os arranjos e fiz todos os detalhes de papelaria. Nada muito elaborado, mas gostei do resultado. Tem todas as fotos aqui!)

♥ Tem que ter música?

Uma musiquinha de fundo não mata ninguém, né? Deixa o ambiente mais gostoso e dá o tom que você quiser para a sua festa. Se a festa for mais íntima, sugiro fazer uma playlist gostosa (pode ser no Spotify, ou no celular mesmo) e deixar tocando, assim vocês podem escolher quando querem algo mais light ou mais animado. Se o lugar for aberto, considerem uma caixinha de som mais potente.

(Eu esqueci totalmente e não teve música no meu…)

♥ Precisa ter bolo?

Precisar não precisa, mas quem não ama uma mesa de bolo? Além de ser uma ótima opção de sobremesa, uma mesa de bolo dá uma cara de festa e é um fundo lindo para as fotos.

(No meu, minha mãe fez um naked cake lindo e delicioso!)

♥ Precisamos trocar alianças e fazer discurso?

Quando o assunto é casamento, ninguém precisa fazer nada que não queira. Eu acho que o noivado (assim como chá de panela), tem uma cara de aniversário e se não tiver algum “momento marcante”, fica faltando o “parabéns”, sabe? Já fui em um que não teve nada e as pessoas ficaram comentando exatamente isso.

Na minha opinião, é muito legal que tenha um momento em que os noivos fiquem em evidência e falem alguma coisa, até pra explicar o motivo daquele evento, dar o tom romântico que ele merece e oficializar o noivado. O que vai ser feito depende de vocês e deve ser o que acharem mais bonito, fizer mais sentido e não deixar nenhum dos dois desconfortável. Pode ser um discurso agradecendo a presença, contando como foi o pedido ou já anunciando a data e os planos do casal; o noivo pode pedir a noiva em casamento de novo, na frente de todo mundo e trocar as alianças, podem escolher fazer votos um para o outro ou só convidar todos para um brinde. Já vi noivados em que as famílias também falam alguma coisa e alguns que tem até uma pessoa convidada para dar uma bênção ao casal. Tem que ter a cara de vocês, o que não pode é deixar esse momento tão bonito passar em branco.

A melhor hora para fazer isso, é cerca de 1h ou 1h30 depois do início do evento, antes de servir o jantar ou almoço (se for o caso), assim já deu tempo de todo mundo chegar.

(Eu morro de vergonha de falar em público, mesmo quando o público é composto só dos meus familiares mais próximos. No meu noivado, meu marido fez um discurso lindo que levou todo mundo às lágrimas e eu fiquei tão nervosa que só consegui agradecer a presença, falar que amava ele e que estava muito feliz. Minha mãe e minha sogra também falaram e como já tínhamos trocado alianças no dia do pedido e eu não queria tirar ela do dedo nunca mais, fizemos um brinde com as famílias)

♥ E as fotos?

É engraçado… depois que passa o casamento, a gente vê o quanto faz diferença ter um registro feito por um profissional e fica querendo contratar fotógrafo pra tudo. Gente, faz diferença DEMAIS e se for possível contratar alguém vale muito a pena. É uma ótima oportunidade para tirar fotos dos noivos com os familiares mais próximos, em um evento com poucas pessoas e alguns casais até aproveitam para tirar aquelas fotos oficiais de noivado (bem no estilo daquela do Príncipe William e da Kate Middleton).

Se o orçamento estiver curto ou não acharem necessário contratar um fotógrafo, lembrem-se de escolher algum dos convidados para registrar os detalhes e os momentos principais.

(Não contratei fotógrafo no meu noivado mas, se fosse agora, contrataria com certeza!)

Espero ter ajudado quem estava com dúvidas sobre o noivado e vou ficar esperando as fotos do de vocês aqui nos nossos Felizes para sempre, hein?

 

Comente ♥