O que é Elopement Wedding?

Essa semana fui assistir o casamento da Larissa e do Mário, organizado com carinho pela Joyce da Bem no Tom. É claro que, assim que receber, vou mostrar as fotos e contar tudo pra vocês, mas recebi tantas mensagens  depois dos Stories perguntando o que é Elopement Wedding, que precisei vir aqui explicar direitinho.

O Elopement Wedding é um termo usado definir um casamento sem convidados ou apenas para as pessoas mais próximas (bem próximas mesmo, no máximo umas 10 pessoas), que muitas vezes acontece de forma repentina e “de surpresa”. É bem comum fora do Brasil, especialmente por noivos que querem fugir da “confusão” de organizar um casamento ou tem vontade de fazer uma cerimônia bem íntima e cheia de significado só para os dois. É como se os noivos “fugissem” mesmo para casar, longe de todo mundo. Daí surgiu o nome “Elopement Wedding” já que, em inglês, “elope” significa fugir de algum lugar.

A ideia é essa mesmo, escolher algum lugar que os noivos gostem, tenham vontade de ir, ou signifique algo importante e casar lá. Isso pode incluir uma cerimônia típica do local, um ensaio de fotos, um jantar romântico ou só uma visita no cartório específico para casamentos. É uma alternativa para casais que querem fugir um pouco do tradicional, que não querem fazer um casamento com muita gente e até para aquele clássico “prefiro gastar dinheiro com uma viagem do que com um casamento”. Não tem receita de bolo, não tem certo e errado, o importante é que os dois gostem da ideia e que seja tudo escolhido com muito amor.

Pode ser em Las Vegas, em uma praia paradisíaca, no meio das ruas de Nova York, com vista para a Torre Eiffel ou numa cidadezinha perto da sua. O significado está no gesto, na ideia romântica de fugir para casar, de aproveitar o momento para conhecer lugares que sempre sonharam em ir juntos e de colocar aquele lugar na história de vocês.

Algumas dicas importantes para quem está pensando em um Elopement Wedding:

♥ Não é só porque é um casamento bem menor, que vocês não devem investir em profissionais especializados no assunto. Vale a pena contratar um fotógrafo local para registrar esse momento, por exemplo. Além disso, se estiverem planejando uma cerimônia, é necessário um cerimonial ou alguma empresa que organize os detalhes, a decoração, o celebrante e tudo mais. Alguns hoteis (resorts na praia, principalmente) possuem alguns pacotes de casamento que já incluem tudo isso.

♥ Uma das grandes vantagens do Elopement Wedding é emendar a lua de mel no casamento, então é bom já casar onde querem passar a lua de mel, ou em algum lugar perto.

♥ Outra coisa que vale o investimento é o primeiro jantar de casados. Depois da cerimônia, ou quando saírem do cartório, por que não comemorar esse momento tão importante juntos? Pode ser um jantar na beira da praia, em algum restaurante da cidade que sempre quiseram conhecer, um piquenique ou que mais combinar com esse momento.

♥Se escolherem casar fora do Brasil, é importante tomar cuidado com todos os detalhes e trâmites necessários para realização de casamentos de brasileiros no exterior. Assim, evitam dor de cabeça e possíveis contratempos.

♥ Caso vocês escolham não convidar ninguém, é importante tratar com cuidado esse assunto com os familiares e pessoas mais próximas para evitar que fiquem chateados ou sintam-se excluídos desse momento. Uma conversa sincera e carinhosa é sempre uma boa opção para resolver as coisas. Se for o caso, vale também programar uma comemoração quando voltarem, assim a família pode te ver de noiva, seus amigos podem brindar com vocês e vocês dois ainda tiveram aquele momento só de vocês.

Comente ♥