O quarto mês de gravidez

Para quem fica confuso com essa contagem em semanas e meses (a gente só aprende isso quando fica grávida), o quarto mês de gravidez corresponde ao período entre 13 e 17 semanas. Essa contagem varia um pouco, de acordo com o médico (ou o site que você olha rs), mas é mais ou menos por aí.

No quarto mês, começa o segundo trimestre da gravidez. Dizem por aí, que é a fase mais gostosa, já que os enjôos e desconfortos do início começam a melhorar, a fase mais “perigosa” já ficou para trás e a barriga ainda não está enorme. Esse segundo trimestre é o melhor para viajar (chamam até de babymoon, tipo uma lua de mel dos pais com o bebê), para comprar o enxoval e começar a arrumar o quartinho.

Por aqui, percebi que os enjôos melhoraram muito. Acontecem só de vez em quando, principalmente quando fico muito tempo sem comer ou quando a azia aparece com força. Comecei a ter bastante azia nesse quarto mês… Dizem que a mãe tem muita azia quando o bebê tem muito cabelo, será que é isso? Rs

Além da melhora dos enjôos, aquele sonão monstro (como dizia o meu pai) e o cansaço aparentemente sem motivo também diminuíram bastante. No comecinho da gravidez eu não tinha pique pra nada, e olha que sempre fui uma pessoa bem ativa, cheia de programas e emendando a vida com os compromissos do blog. Confesso que no final do ano, com milhões de eventos e cansada como se eu tivesse escalando uma montanha, foi bem complicado. Mas agora já estamos bem mais animados!

A barriguinha começou a crescer, beeem tímida, mas já senti uma diferença. Como sempre tive uma certa neura com minha barriga, custei a tirar da cabeça que era uma barriga de gordinha e agora já consigo ver uma barriguinha de grávida por aqui. Mas beeem discretinha mesmo. Por causa dessa neura (quem nunca?), ainda não tirei fotos pra fazer uma linha do tempo, nem tô usando roupas que marcam muito, mas assim que tiver posto aqui pra vocês verem. Acho fofo sempre me mandarem mensagem perguntando disso. É tanto carinho que recebo de vocês, especialmente agora, com a gravidez, que nem sei explicar… É gostoso demais! Muito, muito, muito obrigada!

Outra coisa que já até comentei lá nos stories do Instagram (tenho contado bastante por lá!), é que meu cabelo e minha pele não estão mil maravilhas. Todo mundo comenta que o cabelo e a pele ficam lindos na gravidez, mas esse dia ainda não chegou pra mim! Estou com várias espinhas e aqueles cabelinhos que ficam nascendo meio arrepiados me atrapalham em todas as fotos e stories, me deixando sempre descabelada! Já fui na minha dermatologista e estou torcendo pra isso começar a melhorar!

A parte da comida também melhorou bastante! Tenho sentido mais fome que antes, mas já reparei que tenho comido bem menos. Não consigo comer algumas porções que já estou acostumada (uma promoção do Mc, por exemplo), mas tenho me alimentado melhor, agora que os enjôos diminuíram. Até minha última consulta com a minha amada Dra. Luiza Meelhuysen, eu não tinha engordado nadinha. Veremos na próxima, semana que vem… Dizem que é agora que o bicho pega! Rs

Contei pra vocês no Instagram (ainda não segue? Clica aqui e me acompanha por lá!), que com 16 semanas fiz um ultrassom para descobrir o sexo do baby e….

É impressionante como fica tudo mais concreto a cada descoberta nova que fazemos sobre o nosso bebêzinho. As nossas duas famílias tem muitas mulheres… Eu tenho duas irmãs, o paulinho tem uma, temos muito mais primas que primos e na maioria dos programas de família, os homens são minoria absoluta no meio da mulherada. Vai ser gostoso ter um menininho pra mudar os ares, virar a vida de cabeça pra baixo e deixar tudo mais animado, gostoso e divertido. As duas famílias estão apaixonadas pela ideia e nós dois não poderíamos estar mais felizes.

Já compramos e ganhamos muita coisa! É tanto amor em cada presentinho, que parece que a gente vai explodir. Gostoso demais receber tanto carinho, estamos nos sentindo a família mais querida do mundo, sabe? Essa semana começamos a olhar coisas do quartinho, fazer uns projetos, salvar umas ideias do Pinterest e agora que estou de férias do trabalho, começaremos a colocar a mão na massa por aqui. Vou mostrando tudo!

E sobre o nome, que tanta gente me pergunta, já está praticamente decidido… Alguém tem algum palpite? Conto pra vocês no próximo mês!

Beijos,

Letícia e Baby, 18 semanas

Comente ♥