Lua de Mel: Cidades de frio no verão

Hoje é dia de falar de Lua de Mel! Vi muita gente perguntando se vale a pena viajar para cidades de frio no verão e a Lívia preparou um post perfeito sobre isso! Fiquei com vontade de fazer as malas e ir amanhã!

Escolher o destino da lua de mel é muito difícil, até porque, em regra, tem que coincidir com a data do casamento, que é ainda mais difícil de definir.

Às vezes o sonho do casal é conhecer cidades famosas da América do Sul, como Santiago e Buenos Aires, e até mesmo o sul do Brasil, mas planeja a viagem para a época de verão, entre outubro e março. Bom, nada disso é problema, e temos atrações o ano todo nesses lugares!

♥ Chile

Realmente a alta temporada no Chile é a época de inverno, com inúmeras atrações nos arredores da Cordilheira dos Andes. Porém, o verão chileno é igualmente maravilhoso.

Quem gosta de calor vai aproveitar as temperaturas altíssimas. O tempo é bem seco, de deserto, e a sensação térmica pode ultrapassar os 40ºC. De noite refresca bem, mas um casaco leve é suficiente caso vente um pouco.

São várias as atrações do Chile para o verão. Para começar, a capital Santiago é uma cidade maravilhosa que merece ser visitada a pé, coisa que as baixas temperaturas do inverno podem inviabilizar. Santiago é lotada de praças e parques lindos, além de shoppings e galerias a céu aberto.

A Ilha de Páscoa é território do Chile e é um ótimo passeio para ser feito no verão. Lembramos que é uma viagem que deve ser planejada, pois a ilha fica a mais de 5 horas de avião de Santiago. Além disso, o país também possui várias praias que merecem ser visitadas. Algumas estão na própria Ilha de Páscoa, como a praia de Anakena, e outras no continente (El Canelillo, La Virgen, Viña Del Mar, etc). Mas não se assuste: a água do mar do Pacífico é bem fria, e não vai ser nada como o Nordeste ou o Caribe, que tem temperaturas mais mornas.

Na temporada de inverno existem diversos passeios para esquiar nas montanhas e aproveitar a neve. No verão, temos também inúmeros passeios maravilhosos que eram inviabilizados ou dificultados na época de neve. Um exemplo é o passeio pelas vinícolas, que vale muito a pena ser feito no verão.

Além disso, temos também o Embalse el Yeso, um vale perto de Santiago cercado pela cordilheira (com neve permanente no topo das montanhas) e um lago maravilhoso no centro. É impossível conhecer no inverno, pois fica tudo tomado pela neve. No verão, é um passeio imperdível. Por fim, temos também as piscinas termais de Cajon del Maipo, igualmente próximo de Santiago. O lugar fica no meio das cordilheiras, próximo a um vulcão e, por isso, a água das cerca de cinco piscinas é bem quente e agradável. Nadar cercado pela cordilheira é um passeio obrigatório!

Argentina

Da mesma forma do Chile, muitos brasileiros associam a Argentina à temporada de inverno, mas não é bem assim. Principalmente para os amantes do vinho, as viagens à Argentina são fantásticas em qualquer época do ano! Mendoza, quase na fronteira com o Chile, na altura de Santiago, é um prato cheio para degustação de vinhos. A cidade conta com muitas vinícolas para todos os gostos. A viagem no verão proporciona visitas a essas vinícolas, às praças da cidade, e também à Cordilheira dos Andes.

No caso da capital Buenos Aires eu até prefiro no verão. A cidade é bem grande, com muitas atrações, e o melhor jeito de conhecer tudo é caminhando. Além disso, ela também possui diversas praças maravilhosas que valem a pena ser visitadas com calma.

Buenos Aires também conta com inúmeros bares, e a grande atração é ficar nas mesas ao lado de fora tomando uma Quilmes, que é a principal cerveja da região. Afinal, tem passeio mais porteño do que sentar em um bar no Caminito, famosa região de construções coloridas onde fica o estádio La Bombonera, tomando uma Quilmes e comendo empanadas? Se existe coisa melhor, eu ainda não descobri!

E por fim, e não menos importante, a Patagônia. Sim, Patagônia no verão! A região é linda e super romântica, cheia de lagos maravilhosos, alguns até com algumas “praias”! Os dias são quentes com as noites mais frias e anoitece bem tarde, depois das 21 horas.

Bariloche e San Martín de Los Andes são ótimos passeios também nessa época do ano. Os lagos ficam muito bonitos, as cidades têm restaurantes deliciosos, bares bem animados e passeios para as montanhas. Além disso, como não pode faltar na Argentina: muitos vinhos e incontáveis lojas de chocolates!

♥ Sul do Brasil

O sul do Brasil também é uma delícia de se visitar no verão! Santa Catarina tem praias lindas em Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú, entre outras.

No Rio Grande do Sul, Porto Alegre é uma cidade maravilhosa para se conhecer em qualquer época do ano. Ainda nesse Estado, muitas pessoas acham que a visita a Gramado ou Canela só vale a pena no inverno. Realmente o festival de inverno da região é fantástico, mas ela também tem atrações incríveis no verão.

Se a viagem a Gramado for perto do Natal, melhor ainda! O Festival Natal Luz é imperdível, e vai geralmente de outubro até o meio de janeiro. São vários shows, desfiles, exposições, peças de teatro e diversas atrações para todas as idades todos os dias, sendo que várias delas são gratuitas. A decoração é maravilhosa e a cidade recebe cerca de dois milhões de turistas todo ano!

Além disso, Gramado é uma cidade muito charmosa, com muitos chocolates e cheia de bares e restaurantes lindos que farão da sua lua de mel uma viagem inesquecível, principalmente com o famoso café colonial. Para completar, fica pertinho de várias outras cidades do Rio Grande do Sul que valem o passeio. São, em sua maioria, colônias de imigrantes alemães, e assim como a própria Gramado, permanecem com o estilo europeu em suas construções. São elas: Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, por exemplo.

Comente ♥