Dicas para deixar a cozinha mais organizada

Para começar a segunda feira com o pé direito, a Letícia Queiroz separou algumas dicas para deixar a cozinha mais organizada e ajudar os recém casados a colocar a casa nova em ordem!

O chá de panela é um dos eventos mais esperados do noivado! Nele, o sonho da casa nova se torna ainda mais real, diante dos belos presentes recebidos!

É de se esperar que os principais itens recém adquiridos são os utensílios de cozinha, como bandejas, panelas, formas, pratos, taças, etc.

No post de hoje, dou dicas de como organizar os utensílios na sua nova cozinha, deixando-a muito mais prática. Sem esquecer da despensa e da área de serviço, que também precisam ser organizadas convenientemente.

Cada cozinha/despensa/área de serviço possui um tamanho e uma certa quantidade de armários. O objetivo da organização é trazer praticidade ao dia a dia, portanto adapte as dicas a seguir dentro do que for possível aplica-las em sua casa!

♥  Cozinha

A primeira etapa é separar os itens de uso diário daqueles de uso eventual. Guarde-os próximos de onde serão utilizados – panelas e frigideiras próximas ao fogão; utensílios de armazenamento próximos a geladeira; prataria, cristais e louças mais finas, na última prateleira; pratos, copos e talheres no campo visual.

O ideal é ter um bom jogo de panelas de tamanhos variados para o uso diário. Guarde uma dentro da outra e coloque na frente as usadas com maior frequência. As tampas das panelas podem ser guardadas em caixas de plástico ou em um escorredor de pratos – sempre na posição vertical, para ocupar o mínimo de espaço.

Pratos, copos, xícaras e pires devem ser enfileirados por modelos e tamanhos. Se o espaço dentro do armário for insuficiente, itens menores, como as xícaras e pires, podem ser guardados em prateleiras móveis, encontradas em lojas de organização.

Os talheres podem ser guardados em organizadores de plástico ou inox, dentro da gaveta. Separe as peças e deixe à mão as de uso mais frequente.

Os panos de prato, toalhas de mesa e jogos americanos podem ser dobrados e guardados em um mesmo local.

Dicas extras:

  • A prataria deve ser limpa, embrulhada em plástico filme, sem que fiquem bolhas de ar, e guardada dentro de uma embalagem que não permita a passagem de luz, para que a prata não escureça. Pode fazer uso do saquinho preto de TNT, por exemplo;
  • Pratos de porcelana empilhados devem ser intercalados com papel toalha para que não risquem;
  • Certifique-se de que os armários estão bem limpos, higienizados e secos antes de guardar os utensílios.

 

♥  Despensa

O armário da despensa deve estar sempre limpo e seco. Evite misturar alimentos com produtos de limpeza.

Separe por setores: garrafas, enlatados, granel, etc. Você pode guardar cada setor em caixas de plástico, encontradas em lojas de organização.

Os alimentos com prazo de validade mais próximo devem ficar mais à frente. Se optar por guardar os alimentos em potes herméticos, lembre-se sempre se escrever a data de validade.

♥  Área de Serviço

A área de serviço deve ter espaços distintos para cada tipo de uso.

  • Armazenagem de produtos: Produtos de limpeza utilizados no dia-a-dia. Devem ser colocados em fila, sendo que os com prazo de validade mais próximos ficam na frente. Produtos de limpeza devem ficar sempre fora do alcance de crianças e animais.
  • Espaço para materiais de serviço: Ferro de passar, aspirador de pó, escada, vassouras, rodos, baldes, mesa de passar roupa, etc. Se o espaço dentro do armário for insuficiente, utilize suportes e acessórios para organizar também do lado de fora do armário.
  • Espaço para roupas sujas e limpas: O ideal é que tenham dois cestos separados. Podem ser adaptados ao armário existente, em forma de gavetões.

Dicas extras:

  • Adquira cestos e monte kits de limpeza por ambiente, que podem ser levados pela casa (kit banheiro, kit cozinha, kit de limpeza geral, etc.);
  • É interessante ter um cabideiro ou suporte próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas já passadas.

Até a próxima!

Ps. Todas as fotos foram retiradas do Pinterest.

3 comments / Add your comment below

  1. Adoro dicas de organização!! Só tenho uma sugestão extra: a mesma dica dada para os pratos de porcelana (que devem ser empilhados colocando um papel toalha entre eles) vale para as panelas antiaderentes que são colocadas dentro de outras: se você não colocar um papel toalha ou um pano entre as panelas, elas vão acabar ficando arranhadas e tendo a vida útil diminuída! ;) Beijinhos!

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