Dicas de organização de armários, guarda roupa e closet

Já tem um tempo que quero começar a escrever um pouquinho para falar da vida de recém casados, para ajudar as leitoras que já casaram e continuam passeando por aqui e, sinceramente, pra me ajudar também, já que o mundo de coisas novas que aparecem depois do casamento também merecem muito da nossa atenção e carinho. Sonhamos tanto com aquele grande dia que algumas vezes acabamos esquecendo que o que vem depois também é uma delícia. É sério gente, é claro que o começo do casamento tem as suas dificuldades, mas vou contar uma coisa de todo o meu coração: ser casada é gostoso demais, muito melhor que namorar!

Com essa ideia na cabeça, comecei a anotar algumas dúvidas que tive logo que me mudei e a conversar com amigas recém casadas para ver o que é mais difícil nessa coisa de começar a ter uma casa. Pensei primeiro em algumas receitas fáceis para receber em casa (meu marido cozinha muito e vai me ajudar) e em falar um pouco sobre a organização da casa nova. Como não sou a pessoa mais organizada do mundo, convidei a Letícia Queiroz, que é arquiteta e personal organizer, para vir aqui de vez em quando dar algumas dicas que podem facilitar bastante o nosso dia a dia.

Para começar super bem, o post de hoje tem várias dicas de organização de armários, guarda roupa e closet!

Casamento, vida nova, casa nova! E quem não ama uma casa bem arrumada e organizada, não é? No início, pode parecer um desafio colocar tudo no seu devido lugar. É um trabalho que demanda tempo, paciência, e também um pouquinho de jeito. Mas depois de feito, é só manter e ser feliz!
A organização traz benefícios como economia de tempo e trabalho, praticidade ao dia a dia e, acredite, proporciona qualidade de vida!
Visando ajudar vocês a alcançarem todos esses benefícios, vou dar algumas dicas de como organizar armários, guarda roupa e closet.

O primeiro passo (e um dos mais importantes!) é fazer uma triagem. Descarte as peças de roupas, os sapatos, as bolsas e acessórios que você não usa mais ou que estão danificados. Estabeleça, no seu guarda roupa ou closet, o lugar certo para guardar cada coisa. No caso das peças de roupas, você pode organizar por categorias, cores ou estações do ano (o que for melhor para você!).

Procure padronizar os cabides! Desse modo o armário ficará com a estética mais harmoniosa, já dando um aspecto de boa organização.

As peças devem ser dobradas em tamanhos iguais (com ajuda de um gabarito) e dispostas em prateleira ou gaveta de modo que você consiga visualizar todas. Dessa forma, você não vai esquecer de usar aquela peça que está escondida no fundo da gaveta há meses!

Roupas íntimas merecem atenção especial! Como são peças pequenas, podem ser acomodadas em colmeias ou gavetas com divisórias. Os sutiãs são colocados um dentro do outro, sem dobrar para não amassar o bojo. As calcinhas podem ser dobradas em forma de envelope ou rolinho. As meias devem ser dobradas em pares. Evite fazer a famosa bolinha de meia, pois ela danifica o elástico e estica o tecido!

Os sapatos devem ser guardados em local fresco e ventilado. O ideal é que fiquem separados da área das roupas. Você pode guardá-los em caixas especiais com visor, saquinhos de TNT (o TNT permite a ventilação), nichos, etc. As possibilidades são inúmeras!

Os acessórios são peças mais frágeis e delicadas. Você pode guardar as peças menores em gavetas ou caixas com divisórias, pendurar os colares e pulseiras em cabides especiais ou, até mesmo, usar a criatividade e incluir essa categoria na decoração do seu quarto ou closet!

O ideal para bolsas é que sejam guardadas em pé ou penduradas, para que não amassem e percam a forma.

Maquiagem e produtos de beleza podem ser armazenados em caixas organizadoras, com ou sem divisões, de acordo com sua demanda! Assim como as roupas, você pode separar por categorias: em uma caixa os produtos de uso diário, em outra caixa os produtos de uso esporádico, e por aí vai! Procure sempre facilitar o seu dia a dia!

Para finalizar, uma dica para armário de rouparia. Se você tiver na sua casa um armário próprio para guardar roupas de cama e toalhas de banho, ótimo! Se não, separe uma ou duas prateleiras do armário que você tem disponível. Para facilitar o dia a dia, ao invés de guardar por categorias, guarde as peças por conjuntos (por exemplo: lençol + fronhas; toalha de rosto + toalhas de banho). Os cobertores e edredons podem ser guardados em embalagens a vácuo, o que desocupa bastante espaço no seu armário!

No próximo post sobre organização, dicas para deixar sua cozinha e área de serviço arrumada e muito prática! Até lá!

Ps. Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.

leticia queiroz

7 comments / Add your comment below

    1. Que bom que gostou, Aline! Você foi uma das que me inspirou a falar um pouquinho da vida de recém casada! Pode esperar as receitas, já tá tudo programado… e se tiver alguma sugestão de assunto, é só falar! <3

  1. Parabéns pelo post Letícia! Amei as dicas, todas mt úteis, principalmente para uma noivinha como eu que não tem nenhuma experiência com a organização doméstica.

Comente ♥