Cozinhando juntos: receita de massa caseira

Como já contei algumas vezes, meu marido adora cozinhar e é muito bom nisso. Sabe quando a pessoa tem o dom e qualquer coisa na geladeira vira um jantar gostoso? É ele! Ainda bem, porque apesar de saber me virar na cozinha, passo longe de ter esse talento todo! Rs

Pensei em criar essa coluna para compartilhar com vocês algumas receitas que tem feito sucesso aqui em casa. Para os casais que nunca moraram juntos (como é o nosso caso), é gostoso ter finalmente um lugar para fazer um jantarzinho, tomar um vinho e testar receitas diferentes (mesmo que isso faça uma pequena bagunça de vez em quando…rs). Além cozinhar juntos ser um programa gostoso, é muito bom ter algumas ideias legais de algo para servir para todos os amigos e familiares que querem conhecer a casa nova, né?

Para inaugurar os nossos tão esperados “Cozinhando Juntos”, escolhi a receita da massa caseira que mostrei no stories do Instagram outro dia. Muita gente comentou, perguntou se era difícil e quis ver mais detalhes, então lá vai!

A melhor parte dessa receita é que parece difícil e impressiona qualquer um, mas na verdade é bem simples e fácil de fazer. Além disso, leva pouquíssimos ingredientes e não tem nenhum processo muito complexo.

Ingredientes:

  • Farinha de trigo
  • Ovo
  • Sal

É sério, é só isso mesmo! Para cada 100 gramas de farinha de trigo, use um ovo e sal a gosto. Na internet sugere-se uma colher de chá rasa de sal, mas o meu marido prefere fazer a massa sem sal e temperar o molho. Fica gostoso do mesmo jeito e eu acho que tem menos chance de dar errado. Imagina uma massa salgada demais?

Coloque a farinha em uma vasilha funda e acrescente os ovos, lembrando sempre de quebrá-los em um outro recipiente para não correr o risco do ovo estar estragado e arruinar a receita. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea e seca, que não grude mais na mão, nem na vasilha.

Assim que a massa estiver pronta, polvilhe farinha de trigo na mesa ou no lugar que escolher para abri-la. No dia que fizemos essas fotos, usamos o abridor de massas que meu marido ganhou de natal. O nosso é da marca La Cuisine, mas existem várias marcas boas e acredito que a mais fácil de achar seja a da Atlas, que vende na Camicado e na Tool Box, por exemplo. Apesar de ser uma ótima dica de presente para incluir na sua lista de casamento ou de chá de panela, é perfeitamente possível abrir a massa sem isso. Já abrimos algumas vezes com o rolo tradicional e uma vez até com uma garrafa de vinho (bem lavadinha, é claro), em um jantar que fizemos na casa de um amigo! Dá um pouquinho mais de trabalho pra deixar a massa fininha, mas o resultado também é ótimo!

Após abrir a massa e deixá-la o mais fina possível, corte o talharim na largura que quiser, tomando cuidado para não grudar um pedaço no outro.

O mais legal dessa massa, é que com a mesma receita da para variar bastante e fazer outro prato completamente diferente. Nesse mesmo dia, fizemos uma quantidade maior e aproveitamos para deixar uma massa recheada de queijo minas prontinha no nosso freezer.

O molho é outra coisa que dá para variar bastante de acordo com o gosto de vocês e já estamos preparando um post com algumas ideias de molhos caseiros que costumamos fazer por aqui. Nesse dia, escolhemos um molho de tomates rústicos com filé e vinho tinto, e ficou fantástico!

O sousplat de rattan e jogo de jantar que eu ganhei de casamento (e amo de paixão) são da La Ville e o marcador de taças de florzinha eu comprei no último Bazar Hudson!

Espero que gostem e que cozinhem muito juntos!

 

2 comments / Add your comment below

Comente ♥