Como saber se o fornecedor é confiável

Geralmente o principal tópico de conversa entre aqueles que estão prestes a se casar é: qual empresa contratar para cada serviço? A dúvida é válida pois, apesar de diversos fornecedores terem excelente reputação e prestarem serviços de altíssima qualidade, o preço muitas vezes é o fator determinante para a contratação.

Considerando isso, sabemos também que, em regra, as empresas maiores e mais famosas acabam tendo um preço mais elevado em razão justamente da qualidade de seus produtos e serviços. Mas como saber se aquela empresa menor, sem muitas referências e com preço bem mais baixo é confiável?

Nós às vezes temos a ideia de que um preço baixo é sinônimo de baixa qualidade, mas é claro que nem sempre é assim. O mercado em geral é composto por diversos fatores (e não só a qualidade) que afetam o preço, como por exemplo o número de funcionários (uma empresa grande precisa de vários empregados para poderem trabalhar em mais de um evento no mesmo dia), o valor da marca, e também a fama, é claro. Contudo, alguns casais optam pelas empresas menos reconhecidas para a festa e ficam na dúvida de como conferir os seus serviços, já que às vezes não conhecem ninguém que possa recomendá-la.

Para resolver esse problema, temos algumas opções para tranquilizar os noivos em relação à contratação desses fornecedores. O primeiro passo é conferir a situação do CNPJ da empresa no site da Receita Federal (nesse link). Por esse site é possível ver se a empresa realmente existe, se está ativa, e se o endereço está batendo com aquele que foi fornecido. Ainda no site da Receita, por esse link, é possível conferir até mesmo se ela possui dívidas tributárias com a União.

Além disso, é importantíssimo averiguar se a empresa já foi acionada na justiça por outros consumidores. Isso ajuda, e muito, a saber sobre a reputação do fornecedor. Para tanto, o melhor é verificar o site do Juizado Especial da sua cidade (para Belo Horizonte, este é o link) e o do Tribunal de Justiça do seu Estado (para Minas Gerais: este link para processos físicos e este link para processos eletrônicos).

Lembramos que esse procedimento é recomendável para a contratação de qualquer fornecedor, e com essa análise fica muito mais fácil saber exatamente em qual empresa confiar, independente do preço e do seu tamanho. A maior recomendação é sempre estar muito preparado para evitar qualquer surpresa!

Comente ♥