Como economizar na decoração do casamento

Na última pesquisa que fiz aqui no blog, a grande maioria respondeu que o que gerava mais dúvida nos preparativos era a decoração. Algumas queriam saber como economizar na decoração do casamento, outras estavam perdidas dentro das milhares possibilidade de escolha e outras ainda disseram achar difícil por não saber por onde começar. E é muita coisa para escolher mesmo, né? Das grandes, como mobiliário e cores, até os pequenos sousplats e forminhas que deixam todas as noivas descabeladas por aí.

Para tentar tranquilizar um pouquinho, convidei a super Thaisy Brasil (sou fã mesmo), do Atelier de Sonhos para dar algumas dicas de como economizar na decoração e, além disso, falar da importância de um projeto bem pensado e estruturado por um profissional capacitado. Vocês não fazem ideia de como o projeto, além de ajudar a economizar, faz diferença em tudo na festa, desde a apresentação, até em como os convidados serão servidos pelo buffet.

Melhor deixar a Thaisy falar, né?

O assunto hoje é como economizar com a Decoração mas também sobre a importância de um Projeto de Decoração bem estruturado!

A decoração geralmente é um dos itens que assume um custo considerável dentro dos gastos do casamento por ser um projeto extenso que envolve ou pode envolver estruturas de design floral, tapeçaria, complementos de mesa, cenografia, iluminação cênica, mobiliário, entre outros. Desta forma exige uma logística com nível de organização especial, mão de obra especializada e em quantidade determinante para entrega de um serviço de qualidade.

A decoração é “quem” apresenta, emoldura a festa e carrega com ela o poder de transformar ambientes, contar histórias e fazer com que seus convidados vivam uma experiência naquele espaço que pode ser agradável ou não, confortável ou não, dependendo da estruturação.

A decoração “esbarra” em vários outros fornecedores e assume o papel de fazer com que tudo flua na mais perfeita harmonia. Uma mobília com medida desapropriada ou um layout mal formulado prejudica o serviço de Buffet e funcionalidade da festa, consequentemente o humor dos convidados. A iluminação inadequada compromete o serviço do fotógrafo, da filmagem e interfere também no comportamento dos convidados, assim como um ambiente com estética comprometida não valoriza os lindos registros que ficam eternizados naquela história. O estilo da decoração destoante do conceito de identidade visual, papelaria e vestido, também não traz harmonia necessária em torno do conceito daquele projeto. Enfim, decoração é muito mais que só flores na mesa.

Mas o segredo é: Como ter um Projeto lindo e bem estruturado com um custo acessível?

♥ Dica número 1: Defina prioridades.

O que você não abre mão, flores? Conforto? luz? Esses serão os itens mais valorizados e deixa claro os itens nos quais conseguiremos economizar. 

♥ Dica número 2: Lista de Convidados.

Este é outro detalhe que interfere no custo não somente na decoração mas de outros fornecedores também. Ela define percentual de assentos, consequentemente quantidade de mobília, complementos e arranjos florais. Uma dica é fazer a lista pensando nas pessoas mais próximas, que tenham carinho especial e que estão mais próximas ao convívio do casal.

♥ Dica Número 3: Flores.

Opte por flores da época. Flores do campo e folhagens também tem custo mais acessível (lembrando que tudo vai depender do estilo e preferências). 

♥ Dica Número 4: Design Floral.

Arranjos baixos geralmente consomem uma quantidade menor de flores (lembrando que para espaços com pé direito muito alto há necessidade de preenchimento do espaço aéreo). 

♥ Dica Número 5: Ainda sobre Design Floral.

Plantas de vasos e retornáveis são opções sustentáveis e que geram economia, elas entram no projeto como aluguel.

♥ Dica Número 6: Mobília.

Mesas com toalha geralmente tem custo benefício melhor. Uma dica é intercalar com outro material, elas ficam lindas e elegantes se bem montadas da mesma forma.

♥ Dica Número 7: Iluminação.

Lustres são indiscutivelmente lindos, mas se não for prioridade substitua-os por luzinhas, luminárias. Lustres tem custo maior porque exigem mão de obra, frete e instalação específica.

♥ Dica Número 9: Mão na Massa.

A dica aqui é a confecção de detalhes como por exemplo porta guardanapos que é um item simples de confecção e que costuma ter quebra nos eventos. Mas lembrem-se: Tem que ser prazeroso! Peça ajuda da família, amigos e madrinha, torne esse dia especial de encontro, conversa e boas risadas.

♥ Dica Número 10: Decoração da Igreja.

Uma boa opção é entrar em um consenso e dividir esta decoração que costuma ser mais básica com outra noiva que se casará no mesmo dia.

Para que tenham uma decoração dos sonhos e que esteja ao alcance do seu bolso, contrate um bom profissional, aquele que além de bom tecnicamente viva o seu sonho junto, assim certamente encontrarão a harmonia perfeita para um projeto ideal.

Por Thaisy Brasil

Atelier de Sonhos Decorações

 

Comente ♥