Checklist: para não esquecer nada no dia do casamento civil

Quando vai chegando o dia do casamento, a cabeça da noiva fica a mil. Além de todos os sentimentos do mundo misturados, tem que lembrar da mala da lua de mel, do que levar para o salão, dos detalhes que precisam ser resolvidos no dia anterior e mais um milhão de coisas que não param de passar na cabeça. Quando os noivos marcam o casamento civil nos dias antes da cerimônia, é muito comum (mais do que vocês imaginam) que ele fique um pouco “de lado” nos preparativos. Para evitar problemas e facilitar a vida de vocês, resolvi fazer esse checklist para não esquecer nada no dia do casamento civil. Preparem o caderninho aí!

A roupa que vocês vão usar

Parece bobo, e até meio óbvio, mas muita gente deixa pra resolver a roupa que vai usar na noite anterior e isso acaba virando uma dor de cabeça. É importante lembrar que a ansiedade e o coração estão a mil e é sempre melhor evitar qualquer coisa que possa te deixar nervosa. Pense antes, procure algumas ideias na internet (tô com um post prontinho com ideias de look para o casamento civil), defina mais ou menos o que quer usar e tente deixar esse look separado. Pra facilitar, o primeiro passo é definir se vai querer ir de branco ou não, se prefere ir de vestido ou de calça e, por fim, combinar com o noivo se vão usar algo mais formal ou mais despojado. No meu casamento civil, nós fomos assim:

Você vai precisar ir ao salão?

O casamento civil é rapidinho, mas é o casamento oficial de vocês. Vale a pena estar com a unha feita (sai em todas as fotos!) e talvez fazer uma escova ou maquiagem bonita. Se você tiver acostumada a fazer essas coisas sozinha, programe-se para ter tempo e não precisar sair correndo. Se não for o caso, lembre-se de agendar um salão.

Documentação e Testemunhas

No dia que vocês deram entrada no processo de habilitação do casamento, indicaram as duas testemunhas que precisam estar presentes. É importante que elas estejam lá na hora marcada, com o documento de identidade. Se ainda tiver dúvidas sobre esse primeiro passo, tem um post completinho aqui!

Caneta para assinatura

Já parou pra pensar que essa é uma das assinaturas mais importantes da sua vida e que provavelmente ela será registrada? Não custa nada escolher uma caneta bonitinha e levar na bolsa. Garanto que ficará bem mais bonito se não precisar assinar com uma caneta de propaganda e que vai ser bem mais tranquilo se ninguém precisar correr pra achar uma caneta no último minuto.

Fotografia

Já falei nesse post o quanto ter fotografias profissionais muda a cabeça da gente em relação a isso. Acho super válido contratar um fotógrafo para registrar esse momento, afinal de contas, ele é bem importante. Além disso, as pessoas mais próximas de vocês vão estar lá e é bom ter algumas fotos com calma ao lado delas. Conheço um casal que aproveitou o dia do casamento civil para tirar algumas fotos pre wedding e achei essa ideia bem interessante.

Caso esteja fora do orçamento, ou não queiram mesmo contratar um fotógrafo para o casamento civil,  sugiro que escolham uma pessoa para ficar com a câmera (alguém da família sempre tem uma câmera melhorzinha) e tirar as fotos mais marcantes.

Quem vocês vão convidar?

A primeira coisa a levar em conta aqui, é que normalmente o horário dos cartórios é bem complicado, já que costuma ser no meio do horário comercial. Mesmo assim, é claro que as pessoas mais próximas ao casal vão fazer de tudo para comparecer nesse momento. De qualquer forma, lembrem-se que os cartórios costumam ser apertados e cheios e pode não ser a melhor ideia do mundo chamar muita gente. Por outro lado, algumas pessoas podem ficar chateadas ou se sentirem menos importantes por não serem convidadas. Pensem direitinho!

No meu casamento civil, chamamos apenas os nossos pais e irmãs e meus avós porque ficamos com medo de chamar os amigos e eles se sentirem na obrigação de ir e acabar atrapalhando, já que foi numa quarta feira as 9:30 da manhã. Algumas das minhas melhores amigas acabaram indo e foi ótimo! Ficamos um pouco arrependidos de não ter convidado mais gente.

Vocês vão querer fazer algo depois?

É super comum que os noivos organizem um evento para comemorar o casamento civil e não passar aquele dia em branco. Na correria do dia-a-dia é cada vez mais difícil reunir todas as pessoas queridas em um lugar só. Sendo assim, vale a pena aproveitar que já está todo mundo ali e “emendar” em um almoço, ou lanche da tarde. Se não estiver pensando em organizar um evento, uma boa dica é pesquisar algum restaurante perto do cartório. Vale a pena fazer uma reserva, principalmente por causa do horário e do número de pessoas.

No meu casamento civil, não pensei nisso e como acabou super cedo, ainda não tinha nenhum restaurante aberto para o almoço. Eu queria ir no Eddie, que tem um significado especial para a minha família e, por sorte, o do Diamond estava abrindo bem na hora.

Se alguém lembrar de mais alguma coisa, deixa nos comentários que vou atualizando aqui! O importante é que no dia esteja tudo certinho.

Comente ♥