10 dicas importantes sobre daminhas e pajens

Sem dúvidas eles deixam os casamentos ainda mais lindos e divertidos, mas existem algumas coisas importantes sobre daminhas e pajens que devem ser lembradas com carinho.

♥ Escolha crianças que você conheça, que você tenha uma certa intimidade com os pais e tenha liberdade para explicar sobre horários, roupas e possíveis ensaios. Além disso, fique tranquila e deixe os pais tranquilos caso algum deles acabe não entrando. É uma preocupação muito comum das noivas, dos pais e do cerimonial mas, na minha opinião, vai ser lindo de qualquer forma, então é melhor relaxar. A entrada não é garantida, mas a fofura, com certeza!

♥ Existe sempre o dilema de quem vai arcar com os custos das roupinhas e isso deve ser decidido pelos noivos e deixado claro desde o início entre as duas partes. É mais educado e até carinhoso avisar com antecedência para que todos possam se organizar direitinho.

♥ Converse com os pais sobre tudo que pensar em fazer em relação às daminhas e pajens. Se quiser que eles entrem com buquês de doces, por exemplo, pergunte se eles podem comer; ao decidir sobre o penteado, pergunte se os pais concordam e não se importam em talvez usar um fixador ou algum item de maquiagem, mesmo se for um gloss. Cada família tem seus costumes e é importante respeitá-los na hora de fazer essa escolha.

♥ É importante levar em consideração o horário e a rotina das crianças que você escolher. Convidar crianças que dormem cedo para entrar em um casamento que começa às 21h, por exemplo, pode aumentar a chance delas não entrarem.

♥  Tratem as crianças como crianças. Não tem porquê pressionar, deixá-los nervosos ou gerar uma grande ansiedade sobre esse dia. Tornem o momento divertido, mostrem fotos e “brinquem” disso para treinar em casa. Quando chegar a hora com certeza estarão mais à vontade e descontraídos.

♥ Pensem direitinho antes de escolher a roupa. Por mais maravilhosa que seja aquela saia pesada com dez anáguas, lembrem-se que quanto mais confortáveis estejam, maior a chance de  ficarem bem, aproveitarem e se divertirem.

♥ Aproveitem os momentos e sorrisos espontâneos para tirar fotos. É claro que aquelas fotos posadas são importantes, mas as crianças nem sempre tem paciência para isso. Se fizer questão, peça ao fotógrafo para fazer essa antes de todas as outras.

♥ No geral, quanto maiores as crianças, maior a chance de que elas entrem e se sintam bem naquela situação, mas isso não é regra. Se quiser uma criança bem pequena, tente deixar o ambiente familiar e confortável, sem fazer exigências demais. Se for muito pequena mesmo, vale a pena investir em um carrinho decorado. Tem sido o maior sucesso!

♥ Deixe os pais se sentirem livres e confortáveis para “ajudar” a criança. Ver a mãe ou o pai lá na frente esperando, ou segurando algum brinquedo que eles gostem provavelmente vai deixá-los mais confortáveis e seguros.

♥ Reserve um lugar para as crianças e os pais ficarem após o cortejo. Além de proporcionar fotos lindas de todos sentados juntos, evita que fiquem desconfortáveis e procurando os pais. Também é uma boa ideia entregar uma lembrancinha para ocupá-los durante a cerimônia, como um pirulito, um brinquedo ou algo para colorir.

1 comment / Add your comment below

  1. Gente! Quanta dica ótima que nunca tinha me passado pela cabeça! A “daminha em treinamento” é provavelmente a situação mais fofa e inusitada que já vi! Essa de dar algo para a criança se distrair durante a cerimônia também é o máximo! Obrigada!!

Comente ♥